Alunos criam jogos e animações digitais no Scratch Week
Evento desenvolveu aprendizagem computacional em três dias de programação
Histórias, jogos e animações digitais estiverem presentes no aprendizado de alunos da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto e Escola Estadual Dom Bosco Municipalizada. O Scratch Week, evento promovido pelo Programa de Robótica Educacional, Cultura Maker e Inovação Pedagógica, desenvolveu diversas aprendizagens criativas e a democratização da computação em três dias de programação através da plataforma Scratch.
Por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o município de Rio das Ostras é pólo do Scratch SIG, voltado aos alunos em ciclo de alfabetização utilizando o Scratch Jr. “Nossa equipe do OSTRALAB participa do evento mundialmente como parceiros Scratch Foundation, disseminando a ciência e tecnologia para com oficinas de programação desplugadas, com teatro de sombras, malha criativa, cards de ideias, lógica no corpo e ainda as plugadas, com SCRATCH by WE.DO 2.0, autores SCRATCH Jr e scratch by microbit”, comentou Luemy Ávila, coordenadora de Robótica no município.
No evento desta semana, alunos em fase de alfabetização participaram de oficinais de Scratch Jr, programação desplugada e programação WeDo. A iniciativa integra a mobilização do Scratch Day e faz a culminância das atividades já desenvolvidas nas escolas pelo Programa de Robótica Educacional, Cultura Maker e Inovação Pedagógica.
Plataforma Scratch – O Scratch é uma comunidade de codificação para crianças. A plataforma gratuita oferece programação com interface visual simples para jogos e animações digitais.
O Scratch promove o pensamento computacional e as habilidades de resolução de problemas, ensino e aprendizagem criativos, auto-expressão e colaboração e equidade na computação.
“A celebração do Scratch Day pelo mundo representa o reconhecimento da democratização da computação. A plataforma de programação em blocos impulsiona a aprendizagem criativa através da construção de algoritmos para animação e jogos digitais”, completou Luemy Ávila.