Jogos Escolares de Rio das Ostras (JERO) têm início nesta segunda-feira, dia 7

Tradicional cerimônia de abertura será realizada no Colégio Municipal Profª América Abdalla às 14h

O maior evento esportivo estudantil do Município tem início nesta segunda-feira, dia 7. Os Jogos Escolares de Rio das Ostras – JERO reunirão cerca de 3.700 alunos, em duas semanas de competições. A tradicional cerimônia de abertura será realizada no Colégio Municipal Profª América Abdalla, às 14h, com o desfile das delegações e o acendimento da pira dos Jogos, que faz alusão aos valores olímpicos.

O JERO é uma ação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. Nesta edição, o evento terá maior duração, atingindo o número recorde de estudantes e instituições participantes. Ao todo, são 38 instituições de ensino – entre unidades municipais, estaduais e particulares.

As disputas serão distribuídas nas modalidades de futsal, voleibol, vôlei de praia, basquetebol, handebol, corrida de rua, queimada, atletismo, xadrez, paraesporte/atletismo e paraesporte/xadrez.

As competições serão realizadas em pelo menos oito locais da Cidade, incluindo escolas municipais, o Estádio Emília Rosa Guimarães, o Centro Esportivo Chico Leite, além da Lagoa de Iriry e da Praia do Bosque.

As disputadas vão contemplar o público feminino e masculino, divididas em três categorias: Fundamental Anos Iniciais (nascidos em 2014/2013), Fundamental Anos Finais (nascidos entre 2012 e 2009) e Ensino Médio (nascidos em 2008/2007).

Baseado nos princípios olímpicos, o JERO tem a finalidade de promover a culminância do processo pedagógico esportivo vivenciado nas unidades escolares, contribuindo para a sua socialização, inclusão e formação integral dos alunos. A iniciativa oportuniza, ainda, a vivência de valores por meio de momentos de confraternização e busca pela vitória.