Espírito esportivo marca Jogos Escolares de Rio das Ostras 2024
Evento bateu recorde de dias de competição e de número de instituições e alunos participantes
As escolas e instituições de ensino riostrenses deram um show de espírito esportivo nos Jogos Escolares de Rio das Ostras – Jero 2024. A maior edição dos Jogos bateu recorde de dias de competição e de número de instituições e alunos participantes. A ação promoveu, entre os dias 7 e 18 de outubro, disputas cheias de emoção, evidenciando os talentos dos estudantes, além de valores como disciplina, cooperação, inclusão e respeito ao adversário.
O Jero 2024 reuniu 38 instituições de ensino – entre unidades municipais, estaduais e particulares – e cerca de 3.700 alunos. As disputas reservaram superação e integração entre os estudantes nas modalidades de futsal, voleibol, vôlei de praia, basquetebol, handebol, corrida de rua, queimada, atletismo, xadrez, paraesporte/atletismo e paraesporte/xadrez.
“É muito gratificante ver os nossos estudantes vibrarem com cada conquista e perceber o engajamento das escolas, professores e equipes para proporcionar os momentos de superação. Os jogos proporcionaram a vivência de muitos valores importantes na formação integral dos alunos na busca pela vitória”, descreveu a coordenadora do evento, Rélica Felix.
Baseado nos princípios olímpicos, o Jero tem a finalidade de promover a culminância do processo pedagógico esportivo vivenciado nas unidades escolares.
“Anualmente realizamos os Jogos Internos do Nilton Balthazar (JINB) e a partir dele formamos as equipes que treinam semanalmente visando ao Jero. A escola respira essa competição. O esporte é uma ferramenta fundamental dentro da educação, pois ocupar o tempo dos alunos com atividades esportivas, é, por vezes, mudar a realidade social das crianças e afastá-las da violência. O esporte molda caráter, transforma condutas e muda as vidas. É um prazer inenarrável vivenciar esta semana de jogos com os alunos”, contou o diretor adjunto da Escola Municipal Nilton Balthazar, Allan Modesto.
INCLUSÃO – Já tradicionais no evento, as cerimônias de abertura e encerramento do Jero reúnem as delegações das escolas participantes para as solenidades, marcadas por simbolismos, como a pira dos Jogos, que faz alusão aos valores olímpicos.
O encerramento, realizado na sexta-feira, dia 18, levantou a bandeira da inclusão, presente durante todo o evento, com apresentação do grupo RevezaOstras, integrado pelos alunos atendidos pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Cemaee. O encerramento teve, ainda, a participação da atleta Ana Carolina Machado, campeã de natação e bronze nas Olimpíadas Especiais em Assunção, no Paraguai, no carregamento final da tocha e apagamento da pira.