Educação promove curso para o ensino do Braille

Inscrições estão abertas até o dia 14 de maio

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras dá mais um passo na inclusão educacional. Estão abertas as inscrições para o “Curso Braille: leitura e escrita, estratégias, adaptações e suas tecnologias para serem usadas com o aluno”.

A qualificação será ministrada em formato semipresencial, com duas turmas disponíveis. As inscrições estão disponíveis na página da Formação Continuada até o dia 14 de maio.

O curso oferta 50 vagas divididas em uma turma diurna (das 8h às 11h) e outra noturna (das 18h às 21h). As aulas serão ministradas às quintas-feiras no Núcleo de Gestão Pedagógica (Rua Santa Catarina, nº 155, Extensão do Bosque), com início no dia 15. A formação possui 140h de carga horária.

A qualificação é voltada aos profissionais da Educação e aberta à comunidade. “O curso visa proporcionar o ensino do Sistema Braille, oferecendo uma alternativa de aprendizado acessível e eficaz. A formação vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida do aluno com deficiência visual, favorecendo sua autonomia, competência e participação ativa na sociedade”, destacou o Gerente do Departamento de Formação, Arildo dos Santos Amaral.

Para realizar a inscrição, profissionais da Rede Municipal de Ensino devem usar o login e senha da Plataforma Jubarte. Para comunidade, o acesso ao sistema será concedido mediante preenchimento de CPF.

TRILHAS FORMATIVAS – A inclusão também é pauta da nova trilha formativa disponível na Plataforma da Formação Continuada.

Intitulado “Inclusão além da sala de aula – uma visão biopsicossocial”, o conteúdo fomenta a proposta de uma inclusão real e permanente, envolvendo todos os atores sociais, do poder público às famílias e sociedade.

A trilha formativa levanta reflexões sobre o que é a inclusão de fato, como deve acontecer, quem é responsável por promovê-la, onde deve começar e por onde precisa perpassar.

Para ter acesso ao material, basta realizar a inscrição disponível no banner do conteúdo.