Aulas-passeio ao Rio tornam a aprendizagem mais significativa
Alunos do 9º ano do Francisco de Assis e Sebastião Loubach visitam pontos históricos da cidade e aprendem sobre geopolítica, história e ancestralidade
Sábado, 15, foi um dia de muito aprendizado! Os alunos das turmas 907 e 908 da Escola Municipal Sebastião Loubach, em Cidade Praiana, fizeram dois passeios muito especiais pelo Rio de Janeiro. Primeiro, visitaram o Pão de Açúcar, pelo projeto Educa Bondinho e depois foram ao Museu Histórico Nacional, no centro do Rio.
Para conseguir vaga no projeto Educa Bondinho, a professora Marilúcia Corel inscreveu as turmas para fazer visitação ao ponto turístico que conta a história da fundação da cidade do Rio de Janeiro, urbanização e conservação de áreas verdes da cidade. Para a professora, a aula-passeio proporcionou um pouco de conhecimento de história, geografia, biologia, português. “Os conhecimentos se complementam e espero que esse dia seja um marco no processo de aprendizagem de cada um dos alunos. Que venham outras atividades assim!”, exclamou.
De acordo com a gestora da Unidade, Danielle Coelho, aulas assim propiciam a relação do teórico com a prática, da história dos livros pros objetos concretos, palpáveis, que provam que aquilo aconteceu. Abre a eles um mundo de oportunidades. “Foi emocionante ver o brilho nos olhos dos alunos a cada descoberta, a alegria deles a cada passo, a cada olhar. Nós acreditamos em educação além da sala de aula e esta foi especial para todos. Gratificante saber tamanha diferença que uma aula-passeio assim faz”, disse a diretora ao sair do Museu Histórico Nacional, que é um dos mais importantes museus de história do país e reúne um acervo com mais de 300 mil itens arquivísticos, bibliográficos e museológicos.
Com o mesmo objetivo de levar o aprendizado para além da sala de aula, nesta terça-feira, 18, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Francisco de Assis participaram da aula-passeio com visita guiada ao Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, localizado na Gamboa, no Rio de Janeiro. O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos foi criado em maio de 2005 e tem a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira. “Com certeza essa aprendizagem ficará marcada na vida dos nossos alunos”, afirmou a gestora, Joelma Kort.
PALAVRA DE ESPECIALISTA -Técnica implantadas pelo pedagogo francês Célestin Freinet, a aula passeio tem o intuito de levar aos alunos a novas descobertas fora da sala de aula. “As aulas-passeio permitem a criação de novos espaços de aprendizagem, fugindo de metodologias que mantêm os alunos aprisionados à sala de aula, buscando estratégias pedagógicas que despertem nos estudantes a cooperação e o prazer pelo conhecimento. É o momento de vivenciar, descobrir, redescobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades”, afirmou o autor.