Alunos recebem certificados de monitores mirins de turismo pedagógico
Ação é uma parceria entre as secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Econômico e Turismo
O elo entre turismo e educação ganhou novos frutos nesta quarta-feira, dia 14. Os alunos do 7º e 8º anos da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, de Cantagalo, receberam a certificação de alunos monitores mirins em atividades turísticas e pedagógicas. A ação simbólica marcou a conclusão das aulas práticas e teóricas oferecidas no curso do projeto Turismo Pedagógico – uma parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Desde o mês de setembro, os alunos participaram semanalmente de atividades ministradas por turismólogos no contraturno escolar, com duração média de três horas. A formação proporcionou oficinas, criação de roteiros, além de aulas-passeio nos principais pontos turísticos da cidade como Lagoa do Iriry, Praça da Baleia, Museu do Sambaqui da Tarioba, Parque do Pássaros e Parque Municipal.
“Essa foi uma das grandes oportunidades ofertadas pelo município a vocês, alunos. A Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza foi especialmente escolhida para essa primeira edição do projeto, incentivando o conhecimento da nossa cidade de maneira mais aprofundada aos moradores da área rural. Recebam o certificado e aproveitem os novos conhecimentos adquiridos nesse processo”, destacou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, também esteve presente na solenidade. “Esse projeto é muito importante pois possibilita a vocês conhecerem e entenderem melhor a nossa cidade. Assim, a gente planta um futuro promissor e um município melhor para vocês”, ressaltou.
O projeto – O projeto Turismo Pedagógico tem o objetivo de proporcionar mais conhecimento aos estudantes e desenvolver sentimento de pertencimento à cidade, criando possibilidades de qualificação e gerando vivências dos produtos turísticos.
A primeira edição do curso reuniu cerca de 50 alunos. A previsão é que as próximas etapas atendam estudantes de outras unidades escolares
O projeto incentiva o turismo de base comunitária para geração de renda, fortalecimento da economia local e desenvolvimento social através da formação de alunos monitores no segmento.