Alunos iniciam aulas do projeto Turismo Pedagógico
Curso no contraturno possibilita mais conhecimento aos estudantes e desenvolver sentimento de pertencimento à cidade
O projeto Turismo Pedagógico iniciou as aulas para a formação de alunos monitores em atividades turísticas e pedagógicas. Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, de Cantagalo, participaram do primeiro momento teórico da iniciativa. O objetivo é proporcionar mais conhecimento aos estudantes e desenvolver sentimento de pertencimento à cidade. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
A previsão do projeto é que as aulas aconteçam semanalmente no contraturno dos alunos, com duração média de três horas, até dezembro deste ano. Além do momento teórico, o curso vai promover aulas-passeio nos pontos turísticos da cidade, oficinas e criação de roteiros.
A primeira edição do projeto contempla os alunos do 7º e 8º anos, moradores da zona rural do município. O objetivo é contemplar os estudantes de áreas afastadas, criando possibilidades de qualificação e gerando vivências dos produtos turísticos que são mais presentes na área central da cidade.
“O curso vai permitir que os alunos conheçam a cidade de forma mais aprofundada e enriquecedora. Além disso, vai incentivar o turismo de base comunitária, gerando renda, fortalecendo a economia local e gerando desenvolvimento social através da formação de alunos monitores no segmento”, ressaltou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana.
As aulas teóricas do curso são ministradas pela turismóloga Juliana Ravaglia que destacou a importância do conhecimento turístico para os adolescentes. “Ao entregarmos aos adultos em construção o (re)conhecimento do turismo e a futura inserção na vivência turística da cidade em que existem, estamos mais do que contribuindo para o conhecimento, estamos levando entendimento do que é pertencimento”, destacou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Cristina Siqueira, ressaltou também o processo de despertar de pertencimento. “Estamos muito felizes com o início desse projeto. O Turismo e suas vertentes é a base para o desenvolvimento de qualquer cidade. Participar do processo de despertar o pertencimento dos alunos de nossa rede é apostar num futuro de sucesso para nosso município, sem dependência externas e com foco na sustentabilidade”, disse.