Alunos ganham medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Com os pés no chão e a cabeça no espaço, Iumê Helena Santiago Guimarães e Samuel Santiago Guimarães,

alunos do 2º e 5º anos da E. M. Maria Teixeira de Paula, respectivamente, foram premiados na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes.

A pequena Iumê, de 7 anos, e seu irmão Samuel, de 11, fizeram o lançamento de um foguete virtual e receberam a medalha de bronze pelo alcance do protótipo. Samuel também fez a prova e ficou com a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA.

As provas foram feitas em maio deste ano e o resultado foi divulgado no início de novembro, no site da Instituição. Devido à pandemia de Covid-19 foram realizadas remotamente. De acordo com a organização da Olimpíada, os conteúdos abordados nas avaliações são compatíveis com os conteúdos trabalhados na maioria dos livros didáticos do ensino fundamental.

A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. A Olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, de todo território nacional.