Educação enfatiza projetos pedagógicos para ações em 2024
Projetos, eventos e políticas públicas visam à inovação e à aplicação de novas tendências educacionais
Para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento efetivo dos alunos, o Núcleo de Gestão Pedagógica – Nugepe, junto às escolas municipais, desenvolve diversas ações pedagógicas para o ano letivo de 2024. Os projetos, eventos e políticas públicas visam à inovação e à aplicação de novas tendências educacionais, elevando a qualidade do ensino ofertado em sala de aula e possibilitando novas dinamizações aos alunos e profissionais.
Em janeiro, foi publicado o Referencial Curricular de Rio das Ostras – RECRO para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O documento define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para os alunos da modalidade e subsidia a elaboração/adequação dos Projetos Político-Pedagógicos das Unidades Escolares que ofertam o segmento.
Iniciado em 2020, o RECRO da EJA foi elaborado a muitas mãos pelos profissionais da rede municipal, entre professores e coordenação pedagógica, por meio de um trabalho dialógico e colaborativo que integrou as experiências, práticas e culturas acerca dos jovens, adultos e idosos atendidos na rede municipal de ensino.
Na Educação Infantil, o foco está na implementação das ações do Programa de Formação Leitura e Escrita (LEEI). O curso é um desdobramento do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, e realizará formação de profissionais do segmento com destaque para a oralidade, leitura e escrita.
Educação inclusiva – Para os próximos meses, será realizada a abertura do Centro Municipal de Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem (CEMADA). O espaço oferecerá atendimento educacional às crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento que apresentem dificuldade de aprendizagem e baixo rendimento escolar, indo além do trabalho desenvolvido pela unidade escolar.
Avaliação – Com o objetivo de apurar a presença ou ausência de habilidades importantes para o processo de aprendizagem dos alunos, o Núcleo de Gestão Pedagógica realiza a primeira etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – SAERO Diagnóstico. Para os alunos do 1° e 2° ano, os testes estão disponíveis para aplicação desde o início do ano letivo com prazo final até 15/03. Os alunos do 4º e 8º anos farão os testes na segunda semana de março. O resultado dará base para o trabalho de toda a equipe pedagógica, pois possibilita o planejamento das ações que atendam as necessidades detectadas nos alunos.
Calendário de eventos – realizando a culminância de diversos projetos promovidos nas unidades escolares e possibilitando novas vivências aos alunos e professores, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer elaborou um cronograma de eventos recheado para 2024.
Dentre as ações previstas para o primeiro semestre, estão o IV Seminário de Alfabetização, Eco-Ostras, Scrath Week e Encontros Formativos. As atividades se estendem ao logo do segundo semestre com a 9ª Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, JERO, FliRO, Arte em Foco, Semana de Ciência e Tecnologia, II Feira da Matemática, dentre outros.
Educação Antirracista – pautada nas leis nº10.639/03 e 11.645, a Educação rios-trense realizará diversas ações, ao longo do ano letivo, voltadas à educação antirracista. A proposta é promover formações continuadas por meio de palestras, oficinas e lives com abordagem sobre ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
Aluno Monitor – terá início, neste mês de março, as ações de monitoria do Programa Aluno Monitor. A iniciativa proporciona atuação colaborativa dos estudantes, no contraturno das aulas regulares, com recebimento de uma bolsa-auxílio. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil, oferecendo atividades voltadas para o fortalecimento dos vínculos sociais, para o exercício da cidadania e para a construção do projeto de futuro dos estudantes.