Educação realiza SAERO Percurso para acompanhamento da aprendizagem

Nesta edição, cerca de 7.440 estudantes serão avaliados

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realiza mais uma etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – SAERO. Teve início, nesta terça-feira, dia 8, a aplicação coletiva das provas do SAERO Percurso 2023, que tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos e avaliar o quanto conseguiram evoluir no primeiro semestre letivo. Nesta edição, as provas serão direcionadas aos alunos do 1º, 2º, 5º e 9º anos, totalizando cerca de 7.440 estudantes avaliados.

Os testes individuais dos alunos de 1º e 2º anos já foram disponibilizados às escolas e devem ser aplicados até o dia 18 de agosto. A aplicação coletiva do 5º ano é realizada nesta terça-feira. A do 9º, no dia 10. Já a prova coletiva do 2ª ano está prevista entre os dias 14 e 18 de agosto.

Confira o cronograma completo:

1º e 2º anos – aplicação individual até 18/8

2º ano – aplicação coletiva de 14 a 18/08

5º ano – aplicação coletiva 08/08

9º ano – aplicação coletiva 10/08

Para os alunos do 9º ano, parte dos testes será realizada com uso tablets e marcação do cartão-resposta de forma impressa. Todas as orientações quanto às provas foram disponibilizadas às unidades escolares. Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone: 2771-6448 ou pelo e-mail avaliacao@edu.pmro.rj.gov.br.

SAERO – Implantado em 2007, o SAERO consiste em uma avaliação sistêmica em larga escala, censitária e de proficiência. As avaliações auxiliam no estabelecimento de metas de desenvolvimento educacional e políticas públicas, promovendo, assim, melhorias das instituições municipais de ensino e do processo de aprendizagem.

O SAERO é composto por três avaliações desenvolvidas ao longo do ano letivo. A primeira, a Avaliação Diagnóstica, é aplicada no início do ano letivo e tem a finalidade de auxiliar professores e gestores no planejamento de intervenções iniciais, tendo em vista as informações obtidas sobre os conhecimentos e habilidades dos alunos.

A segunda, a Avaliação de Percurso, é aplicada no final do primeiro semestre, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, avaliando o quanto conseguiram evoluir ao longo do primeiro período.

Já a Avaliação Final permite verificar o processo de crescimento do aprendizado e a consequente qualidade da educação nas unidades escolares.