Representantes da Faetec se reunem com secretário de Educação e visitam CMQP

O Centro Municipal de Qualificação Profissional (CMQP), instalado na Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das

Ostras, recebeu no início da tarde desta terça-feira, 07 de dezembro, a visita de representantes da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, entidade ligada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro que pretende se instalar no local ainda em dezembro e iniciar até fevereiro de 2022 os cursos de qualificação voltados para a população do Município e de toda a região. A comitiva também esteve reunida com o secretário de Educação, Esporte e Lazer do Município, Maurício Henriques.

Na última semana, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, foi levado à ZEN pelo Prefeito Marcelino Borba, que colocou à disposição da entidade a estrutura do CMQP. A visita desta terça-feira foi, portanto, o primeiro contato do corpo técnico da entidade, que será responsável pela definição dos editais e instalação dos futuros cursos, com a equipe tanto da ZEN como da Secretaria de Educação.

Na ZEN os representantes da FAETEC foram recebidos pela Subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lara Velho, e pelo coordenador William Ferreira da Rosa. No local conheceram todas as salas e espaços internos e externos disponibilizados, incluindo o laboratório de informática, a biblioteca, o auditório e o terreno atrás do prédio principal do Centro de Qualificação, onde futuramente poderá ser instalado um galpão para equipamentos e maquinários pesados.

Já o encontro na Educação tratou de assuntos relacionados à formação da grade de cursos. Segundo o secretário Maurício Henriques, a reunião serviu para que a equipe da pasta pudesse apresentar questões vocacionais de nossa região e que devem receber atenção nos cursos, como o turismo, o comércio e o setor de petróleo e gás.

”A FAETEC trará cursos para importantes áreas e apresentamos aos seus representantes as principais vocações de nosso Município, aqueles segmentos onde nossa população trabalha e faz sua renda”, destaca Maurício.

O secretário acrescentou que os cursos da nova FAETEC Rio das Ostras devem ser iniciados em fevereiro do próximo ano, mas que ainda neste mês de dezembro o Polo estará totalmente operacional.

EDITAL EM FASE FINAL DE ELABORAÇÃO – Para a Diretora de Cursos de Qualificação da rede FAETEC, Ana Paula Pilar, o edital que inicia o processo da unidade de Rio das Ostras deverá ser disponibilizado tão logo seja submetido e aprovado pelo Governador Claudio Castro. Isto deve acontecer nos próximos dias.

Para ela, as aulas devem começar em fevereiro do próximo ano e por conta disto é importante que os espaços a serem utilizados sejam rapidamente definidos, assim como os cursos que devem inicialmente ser conectados às áreas de recursos humanos, departamento pessoal e construção civil.

“Nossa ideia é que a FAETEC esteja ligada à unidade de Tamoios, oferecendo cursos e ajudando na formação de mão de obra qualificada e especializada para todas as cidades da região. É claro que não podemos nos esquecer da própria Zona Especial de Negócios e do mercado offshore, que necessitam de muitos profissionais especializados. Agora que já conhecemos o espaço, que sabemos que o mesmo está em excelentes condições, podemos definir os primeiros cursos que Rio das Ostras receberá”, destacou Ana.

A equipe da FAETEC também trouxe outra ótima notícia para Rio das Ostras: a possibilidade da chegada de cursos superiores híbridos, como a graduação para bacharéis de turismo e uma segunda opção, para um curso de licenciatura a ser definido. Os estudos para a implantação serão realizados pela equipe da Fundação.

QUALIFICAÇÃO AO ACESSO DE TODOS – Para o assessor executivo da Gestão Pública de Rio das Ostras, Hans Muylaert, que acompanhou a visita dos técnicos da FAETEC, a atual administração acredita que é hora da população do Município ter acesso aos cursos técnicos oferecidos pela instituição, uma forma de estímulo para que as pessoas se reinventem e cresçam como profissionais qualificados.

“É fundamental que tenhamos a FAETEC no nosso Município. Temos certeza de que o processo se dará rapidamente e será abraçado pela população que terá acesso a mais e mais cursos, inicialmente aqui no CMQP e quem sabe em breve em um prédio ainda maior. A sede de uma empresa desativada aqui mesmo na ZEN, com cerca de 5 mil metros quadrados, que pode se tornar um grande centro de cursos técnicos no futuro”, destaca Hans.

Atualmente o prédio do Centro Municipal de Qualificação Profissional oferece um auditório com estrutura audiovisual para cerca de 60 pessoas sentadas, cinco salas de aula, uma sala de leitura, um laboratório de informática e uma biblioteca.