Publicado em 18 de junho de 2012

Portal da Prefeitura vence prêmio nacional de acessibilidade

Foto: André Areas
Foto do webmaster Ícaro Santos Olegário e o coordenador do prêmio Reinaldo Ferraz posando para foto com os troféus
Webmaster Ícaro Olegário ao lado de Reinaldo Ferraz, coordenador do Primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web
Foto: Divulgação
Foto do webmaster Ícaro Santos Olegário posando para foto com os troféus
Ícaro Olegário, representou a Administração Municipal e recebeu os troféus como parte do reconhecimento de seu trabalho à frente do projeto.

O portal da Prefeitura de Rio das Ostras conquistou dois prêmios conferidos pela W3C Brasil, uma organização internacional que é responsável pelos padrões de sites em todo o mundo. O Primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web também foi chancelado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento. O site da prefeitura ficou em primeiro lugar na categoria principal de Projetos Web e na sub-categoria de Governo/instituições.

A solenidade de premiação aconteceu nesta quinta, dia 14, no Auditório da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência – Memorial da Inclusão, em São Paulo. Na categoria principal, o Portal de Rio das Ostras venceu das prefeituras da capital da Paraíba, João Pessoa, e da capital de São Paulo (por seu programa de Censo-Inclusão de Pessoa com Deficiência). Também concorria na mesma categoria outras duas instituições nacionais especializadas no atendimento a deficientes - Associação de Deficientes Visuais e Amigos e Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O Portal de Rio das Ostras www.riodasostras.rj.gov.br é gerido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, e já faz parte de uma elite de entidades governamentais, tanto que recentemente foi um dos vencedores do Prêmio TI&Governo. Resultado de um estudo aprofundado das normas de governo eletrônico e acessibilidade, o site foi implantado com uma série de recursos que garante a ampla navegabilidade, com destaques para as ferramentas de contraste, que melhoram a visualização de pessoas com baixa visão; inclusão de legendas em todos os vídeos do portal; ampliação das letras; e descritivos que são “lidos” aos cegos por programas especiais, dos banners e publicações de jornais e revistas que destacam o município.

O webmaster responsável pelo Portal da Prefeitura de Rio das Ostras, Ícaro Olegário, representou a Administração Municipal e recebeu os troféus como parte do reconhecimento de seu trabalho à frente do projeto. “Estou muito orgulhoso em trazer um prêmio desse nível para o município, além de transformar algo tão trabalhoso em uma referência para outros municípios e instituições, sendo elogiado por pessoas em quem eu sempre me espelhei”, comenta Ícaro.

Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento Web e coordenador do Primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web destacou a conquista de Rio das Ostras como algo bastante relevante para o desenvolvimento do município nesta área. ”Ícaro é um belo exemplo. É prova de que precisamos investir nos projetos que envolvam adolescentes e jovens, e como isso, conseguir o melhor aproveitamento deles. Assim será possível capacitarmos cada vez mais pessoas para o mercado com uma preocupação de tornar a web cada vez mais acessível”, enfatizou.

PRÊMIO – As técnicas de acessibilidade permitem que navegadores e tecnologias assistivas, como os leitores de tela, compreendam a página de forma adequada e apresentem ao usuário um resultado claro, inteligível e sem barreiras. O prêmio tem como objetivo incentivar o aumento dessa tecnologia. Hoje, no Brasil, cerca de 40 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE. Wagner Diniz, gerente da W3C Brasil, disse que é preciso avançar muito para que a acessibilidade seja uma realidade mais presente. ”Infelizmente, apenas 5 por cento das páginas da Web apresentam os critérios de acessibilidade que devem ser adotados para uma independência dos usuários com algum tipo de deficiência. Esperamos que isso mude logo", destacou Wagner Diniz.

POLÍTICA PÚBLICA – O jovem webmaster Ícaro Olegário, ex-aluno da rede municipal de ensino de Rio das Ostras, foi o primeiro bolsista do programa de informática educativa criado pela Prefeitura. O Programa Pró-Interação (Print) existe desde 2006 e, ao longo desse tempo, beneficiou 100 estudantes. Atualmente conta com 50 participantes e todos recebem uma bolsa mensal de meio-salário mínimo para atuar como monitores de informática em escolas e outros espaços digitais gerenciados pela Prefeitura. Os bolsistas têm entre 13 e 20 anos e desenvolvem suas atividades no Print quatro horas ao dia, de segunda a sexta-feira, no contraturno da escola.

INCLUSÃO – Na Casa da Educação, espaço voltado para a formação continuada dos professores que oferece cursos gratuitos e é gerenciado pela Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino, são oferecidas aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. A cidade conta ainda com 16 Salas de Recursos Multifuncionais com equipamentos – como mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, computador, televisor, software (recursos de acessibilidade) – doados pelo MEC. Outro espaço voltado para a inclusão é o Centro Tecnológico para Educação Especial, no qual também atuam os bolsistas do Print, sensibilizados para a importância da Educação Inclusiva.


Rua Campo do Albacora, nº 75 - Loteamento Atlântica - (22) 2771-1515